outubro 20, 2012 3 Comentários

Jogo da Lusofonia

Tarefa - Escolher um jogo educativo disponível na internet e útil do ponto de vista educativo referindo o público-alvo a que se destina e as aprendizagens esperadas. Com base nas leituras realizadas, produzir uma reflexão sobre o jogo escolhido que não deve exceder 2 páginas e publicar no ISSUU ou Youblisher.

Um jogo educativo desenvolve/estimula a aprendizagem e raciocínio aliado à componente lúdica para por à prova o conhecimento das crianças nas várias áreas do saber. Quem disse que aprender tem de ser aborrecido?
O jogo escolhido por nós foi o Jogo da Lusofonia e pode ser jogado até 3 jogadores em simultâneo dirigindo-se, essencialmente, para alunos a partir do 3º ciclo do ensino básico. Assemelha-se ao programa televisivo "Quem quer ser milionário" dispondo de ajudas (público, passar a vez e retirar uma opção) com tempo limite de  resposta. As perguntas incidem sobre os temas de história, geografia, história da língua, cultura, expressões e provérbios acerca dos países de língua portuguesa. Através do jogo os alunos:
  • desenvolvem o respeito pelas regras, como por exemplo esperar pela sua vez;
  • adquirem conhecimentos sobre Portugal e os países lusófonos;
  • sentem curiosidade sobre os países de língua portuguesa e pelo próprio país;
  • são motivados para pesquisar sobre o seu país e os países lusófonos formulando novas perguntas.

Análise Reflexiva

Análise Reflexiva

outubro 09, 2012 2 Comentários

Blogue

Tarefa - Com base nas leituras realizadas, definir o que é um blogue e quais são as suas potencialidades educativas num texto de 2 parágrafos.

O blogue (ou weblog) foi criado na década dos anos 90 podendo ser descrito como um espaço de opinião temática e um meio de comunicação (Carvalho et al., 2006). Algumas caraterísticas que o tornam mais popular são a facilidade, flexibilidade e rapidez de edição online, a organização da informação (que se designa por posts) por ordem cronológica reversa, permissão aos visitantes para escreverem a sua opinião, centralização no conteúdo, entre outras (Coutinho, 2006). Os blogues podem ser individuais ou coletivos e possuírem caráter público ou restrito (Carvalho et al., 2006). Atualmente o número de blogues existentes é cada vez maior e já evoluiu pois inclui vários formatos (Carvalho et al., 2006).
Em contexto educativo os blogues são considerados uma ferramenta muito útil no processo de aprendizagem uma vez que os alunos podem aplicar o seu processo de aprendizagem “o que lhes permite melhorar, alargar e reestruturar o modo como pensam acerca dos conteúdos abordados em contexto sala de aula” (Sousa & Silva, 2010:4346). Desta forma, proporcionam à escola “estabelecer pontes com outros universos de informação e abrir-se a outras situações de aprendizagem” (Carvalho et al., 2006:651). Contribuem também na construção de uma consciência mais crítica pois oferecem a oportunidade dos alunos confrontarem as suas ideias num plano social (Coutinho, 2006).

Referências Bibliográficas
 
;