Tarefa - Com base nas leituras realizadas, definir o que é um blogue e quais são as suas potencialidades educativas num texto de 2 parágrafos.
O blogue (ou weblog) foi criado na década dos anos 90 podendo ser descrito como um espaço de opinião temática e um meio de comunicação (Carvalho et al., 2006). Algumas caraterísticas que o tornam mais popular são a facilidade, flexibilidade e rapidez de edição online, a organização da informação (que se designa por posts) por ordem cronológica reversa, permissão aos visitantes para escreverem a sua opinião, centralização no conteúdo, entre outras (Coutinho, 2006). Os blogues podem ser individuais ou coletivos e possuírem caráter público ou restrito (Carvalho et al., 2006). Atualmente o número de blogues existentes é cada vez maior e já evoluiu pois inclui vários formatos (Carvalho et al., 2006).
Em contexto educativo os blogues são considerados uma ferramenta muito útil no processo de aprendizagem uma vez que os alunos podem aplicar o seu processo de aprendizagem “o que lhes permite melhorar, alargar e reestruturar o modo como pensam acerca dos conteúdos abordados em contexto sala de aula” (Sousa & Silva, 2010:4346). Desta forma, proporcionam à escola “estabelecer pontes com outros universos de informação e abrir-se a outras situações de aprendizagem” (Carvalho et al., 2006:651). Contribuem também na construção de uma consciência mais crítica pois oferecem a oportunidade dos alunos confrontarem as suas ideias num plano social (Coutinho, 2006).
Referências Bibliográficas
Carvalho, A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares / III Colóquio Luso-Brasileiro. pp. 635 - 652. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação.
Sousa, A., & Silva, B. (2010). Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. pp. 4345 – 4358. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2 Comentários:
Caras alunas,
o texto está, genericamente, de boa qualidade mas anoto o seguinte:
o primeiro parágrafo não tem referência a autores e existe uma referência bibliográfica que não está no texto;
o início do segundo parágrafo exige revisão;
porque razão há autores escritos em maiúsculas e outros em minúsculas (exemplo: Sousa & SILVA)?
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
as alterações solicitadas já foram efetuadas.
Atenciosamente,
Carina Guerreiro e Sandy Lameiras
Turma B
Enviar um comentário