novembro 08, 2012

Jogo dos Animais

Tarefa - Realizar uma bateria de atividades no programa JClic que seja passível de aplicar em sala de aula. As atividades devem iniciar-se com um ecrã informativo que refira o tema, o público-alvo a que se destina e a intencionalidade educativa dos jogos. Devem ser, no mínimo, 6 atividades de 4 tipos diferentes com uma mensagem inicial que refira o seu objetivo.

O nosso jogo destina-se a alunos do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente aos do 3º e 4º ano. Este jogo tem como intencionalidade educativa não somente mobilizar e aprofundar as aprendizagens adquiridas em sala de aula como também incutir junto das crianças alguma curiosidade sobre a temática em questão, capacitando as mesmas de vocábulo da matéria de 2º ciclo do ensino básico. É constituído por sete atividades:
  1. Sopa de Animais
  2. Sons dos Animais
  3. Onde Vivem?
  4. Coletivos de Animais
  5. Encontra os Pares
  6. Ordena corretamente as Crias
  7. Regimes Alimentares


Na sua realização foram por nós tidos em conta alguns pontos tais como: utilização de imagens reais dos animais, pois é uma mais-valia para a sua aprendizagem sendo a sua representação exata; diversidade de animais, abrangendo mais de 60, domésticos e selvagens; feedback positivo sempre que terminada uma atividade; não existência de limite de tentativas para terminar as atividades; utilização do ícone “ajuda”; crescente grau de dificuldade das atividades.
Para além de trabalhar a atenção, a concentração, o respeito pelas instruções e estimular a audição, é pretendido com este jogo explorar vários domínios como: língua portuguesa (vocabulário, verbos, nomes coletivos, feminino e masculino dos animais); geografia (continentes); ciências da natureza (regimes alimentares).
O jogo pode ainda ser usado para explorar os plurais, identificar as classes dos animais (mamíferos, répteis, aves, anfíbios ou insetos), identificar e conjugar tempos verbais, desenvolver a consciência fonológica (número de sílabas), identificar os meios onde os animais se deslocam (aquático, aéreo ou terrestre), trabalhar a matemática, identificar estratégias de reprodução (vivíparos, ovíparos ou ovovíparos), construir cadeias alimentares a partir dos animais fornecidos, identificar o revestimento do corpo dos animais (penas, escamas, pelos, quitina ou pele nua) e até mesmo trabalhar a expressão oral podendo ser feita uma pesquisa mais aprofundada por cada aluno sobre certos animais e posteriormente apresentar à turma.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

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