janeiro 16, 2013 0 Comentários

Reflexões Individuais

Uma vez concluído este semestre foi-nos solicitada a realização de uma reflexão individual sobre a Unidade Curricular.

Reflexão da Carina

Reflexão Individual - Carina

Reflexão da Sandy

Reflexão Individual - Sandy

janeiro 09, 2013 0 Comentários

Ferramentas

São imensas as ferramentas digitais que hoje em dia se podem utilizar com as mais diversas utilidades sejam de animação, edição de imagem, logótipos, etc. No blogue EVTDigital encontra-se uma lista temática completa destas ferramentas com os respetivos guias e manuais. Destacamos algumas ferramentas que consideramos interessantes tais como o Face Your Manga para criação de avatares, o Prezi para apresentações personalizadas e o Tagxedo para fazer nuvens de palavras.
Eis alguns exemplos (apenas o primeiro foi elaborado por nós):




0 Comentários

Relação Escola-Televisão

Atividade 3 - A partir do excerto “Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade” de Roberto Carneiro e com base nas leituras efetuadas, escrever um comentário devidamente fundamentado, com cerca de 1 página, evidenciando as potencialidades da relação entre a escola e a televisão com vista ao pleno desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

Relação Escola-Televisão

0 Comentários

O Cuquedo

Tarefa - Produzir um filme no programa PhotoStory adaptando uma história já existente ou escrever a própria história. Planear o modo como a história vai ser contada identificando a mensagem, as personagens, a ação (espaço/tempo), a sequência de imagens e o texto ou a narração oral que irá acompanhar cada uma delas. O tempo de duração da história, o número de imagens, o texto e o som que acompanha cada uma delas devem ser os necessários e suficientes para que a história possa ser lida e compreendida, mesmo que o leitor desconheça a versão original.

A história escolhida foi O Cuquedo da autora Clara Cunha com ilustrações de Paulo Galindro. Com o intuito de fazer uma versão do tipo Toy Story, a história foi adaptada por nós tendo como pano de fundo a secretária de um quarto e as personagens (brinquedos e Cuquedo).
Destina-se a crianças do pré-escolar uma vez que utiliza linguagem muito simples e repetitiva. Através desta história podem ser realizadas diversas atividades como por exemplo no Domínio da Linguagem e Abordagem à Escrita (Como será o Cuquedo? Que outros brinquedos começam pela letra ...?), Matemática (Quantas letras têm os brinquedos? Qual é a ordem em que apareceram os brinquedos na história?), Expressão Dramática (Representar a história), Expressão Plástica (Fazer o Cuquedo em lã), entre outras.


O Cuquedo (Adaptação)

O Cuquedo

 
;